Hippocampus é um gênero de peixes das águas marinhas temperadas e tropicais pertencente à família Syngnathidae que engloba as espécies conhecidas pelo nome comum de cavalo-marinho.Eles exibem o mimetismo igual ao camaleão,podendo mudar de cor e mexer os olhos.
Algumas espécies podem ser confundidas com plantas marinhas, com corais ou anêmonas marinhas.Os cavalos-marinhos possuem hábito alimentar carnívoro, são predadores sobre pequenos camarões, Artemia salina e larvas/alevinos de peixes. Tanto o juvenil quanto o adulto consomem estas presas, proporcionalmente ao tamanho de sua boca. Eles se reproduzem,mas quem fica grávido é o macho,por isso apresentam uma bolsa incubadora na região ventral da cauda.
|
Cavalo-marinho grávido no Aquário de Nova York. O período de gestação deles podem ir de 9 a 69 dias, dependendo da temperatura ambiental (foto: Jaro Nemcok).
Estes peixes possuem o esqueleto externo, uma série de anéis ósseos que recobrem o corpo do animal e que tem caráter taxonômico. Apresentam um longo focinho, na ponta do qual se situa a pequena boca. O tamanho do focinho também é usado na sistemática e é um diferencial entre as espécies brasileiras. Possuem uma cauda preênsil, sem nadadeira, que usam para agarrar no substrato sobre o qual vivem; exibem baixa mobilidade, podendo ser encontrados diversas vezes no mesmo local, o que facilita sua pesca.
Cavalo-marinho no Aquario de Monterey. Foto
tirada por minha mãe.
Cavalo-marinho no Aquario de Monterey. Foto
tirada por minha mãe.
Os inimigos naturais do cavalo-marinho são os peixes carnívoros, caranguejos e siris, temos relatos também de cavalos-marinhos encontrados no estômago de tartarugas-marinhas e de leões-marinhos.
Um cavalo-marinho recém nascido.
Créditos:
http://www.projetohippocampus.org/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cavalo-marinho
http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/por-dentro-das-celulas/os-segredos-do-cavalo-marinho
http://www.suapesquisa.com/mundoanimal/cavalo_marinho.htm
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário